A culinária é uma característica forte do Seridó, levando a todo o Brasil o nome da nossa região, tais como, as famosas comidas de milho, feijoada, jerimum caboclo, batata doce, bolo preto, dentre outros.
Comida bastante consumida é o milho, principalmente nos meses de junho e junho, dele se deriva várias outras iguarias, tais como, pamonha, canjica e bolos de milho, uma melhor que a outra, principalmente feito por nossas avós ou mães com aquela receita que só ela sabe fazer.
O feijão é outro alimento muito importante na mesa do seridoense, sem ele o sertanejo parece que não recupera as forças depois de um dia duro de muito trabalho na roça, debaixo do sol quente. Com feijão cozido misturado com farinha de mandioca, constitui uma refeição energética, fortalecendo-lhes para continuar o duro trabalho. Mas com o feijão faz-se a deliciosa feijoada, um prato para o final de semana bastante consumido nos restaurantes e bares da cidade, ele torna-se a atração da casa como uma boa pedida para mesa.
A batata doce e o jerimum são outras iguarias que cai muito bem como acompanhante de pratos de carne, peixe, ou aves. O jerimum é utilizado em outras formas, tais como, purê, em receitas de sopas, bolos, tortas, e pudins.
Mais algo que o Rio Grande do Norte tem de especial deixado pela colonização foi à plantação da cana de açúcar, influenciando diretamente na culinária regional, tornando-se um ingrediente básico para uma multiplicidade de receitas. Com o uso da cana surgiu comidas, como a rapadura, nada mais é do que o açúcar bruto endurecido, há também o pé-de-moleque feito do mel de rapadura, servido nos festejos natalino, mais também servido no café da manhã.
Primeiro falei de modo geral as características de algumas iguarias tradicionais do estado do Rio Grande do Norte que tem forte predominância no interior do estado, região Seridó. Para só assim chegar ao turismo.
Para o turismo iguarias como estas são importantíssimas para difundir a região, é um atrativo na forma de comida diferentemente dos atrativos habituais, por exemplo, as igrejas, museus, trilhas, dentre outras.
Nisso o Rio Grande do Norte não deixa a desejar, a vários restaurantes especializados em boa parte dos municípios do Seridó e também do Pólo Seridó. Cada um melhor que outro e com uma comida divina, capaz de atrair o turista de qualquer lugar do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário