Por Fátima Souza - Da Redação 05/07/2011
Fotos: Fátima Souza
Que o Rio Grande do Norte tem um litoral espetacular, isso todo mundo sabe. Mas o que os amantes da natureza precisam saber é que existem locais, praticamente inexplorados, que guardam paisagens de deixar os visitantes sem palavras, extasiados...
Um desses locais chama-se Porto do Mangue, cerca de 300 Km de Natal. Uma cidade pequena e aconchegante, com pouco mais de 4 mil habitantes, que divide seu desenvolvimento entre a pescaria e as salinas, sendo inclusive um dos maiores produtores de sal do Estado.
Mas pra quem vai a Porto do Mangue pela primeira vez, o que chama a atenção mesmo é o seu potencial turístico. Com apenas 15 anos de emancipado, o município possui paisagem naturais que enchem os olhos dos visitantes.
Já na entrada, os turistas são recepcionados com uma arrevoada de garças, no Deserto do Alagamar, cenário perfeito para ótimas fotografias. Alguns quilômetros a frente, as salinas dão um tom branco a paisagem, e as boas vindas a Porto do Mangue.
Já na cidade, a pedida é o porto de barcos, à beira de um mangue, no Rio das Conchas, com quiosques e passeio de barcos para os mais aventureiros. Aliás, só de barco é possível chegar a Praia da Costinha, uma ilha de 13 quilômetros de praia deserta, entre o mar e o manguezal.
“Uma lua cheia aqui é indescritível”, diz orgulhoso Zula Medeiros, filho da terra.
Mas o melhor ainda está por vir. Se o nascer da lua é no porto, o pôr do sol é nas Dunas do Rosado, um verdadeiro espetáculo da natureza. As dunas de areia com diferentes tons, são esculpidas pelo vento, assemelhando-se a um deserto, cenário muito parecido com o dos Lençois Maranhenses, um santuário da natureza, totalmente preservado e fiscalizado por um posto do Idema no local. “Aqui é o que se pode dizer que a beleza e a tranqüilidade vivem em plena harmonia”, diz Zula.
A vista de cima das dunas também revela outra beleza: o azul da Praia do Rosado, ainda protegida das investidas imobiliárias. Revelando características de praias ainda deserta, no máximo divida entre os coqueiros e os pescadores. A praia do Rosado pode ser apreciada pra quem passa na RN 404 e é o local escolhido pela Petrobrás para a realização do Circuito de Vela, no mês de outubro.
Vizinho a Praia do Rosado, a viagem esbarra na Praia Pedra Grande. O local serviu de cenário para a locação de dois filmes: “Maria, mãe de Jesus” e “Irmãos de fé”. No alto do morro dar pra ver as cruzes, deixadas durante as gravações.
Além do Circuito de Velas, em outubro, a cidade promove ainda: em maio, a Festa da Lagosta; em novembro a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Auxiliadora; e em dezembro, a Festa de Emancipação Política, ótimas datas para conhecer o município.
Ficou cansado? Esse é um pequeno relato do que Porto do Mangue tem a oferecer. Pra se hospedar a opção é a Pousada Rio das Conchas. Pra comer aquele peixinho frito, a opção é o restaurante "Sabores da Terra", com a acolhida de Lúcia Medeiros, tudo muito caseiro, com o paladar que só Porto do Mangue possui, e o que é melhor, de frente para o porto.
Se ficou curioso para conhecer Porto do Mangue, você pode conseguir mais informações no site oficial da Prefeitura. www.portodomangue.rn.gov.br, e boa viagem!!!
Confira as fotos neste álbum:
http://www.cnagitos.com/fotos/viagem_pela_costa_branca_canoa_quebrada/base0.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário