Rádio CN Agitos - A melhor rádio da net

Julio Dantas

Sou bacharel em turismo pela UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Venho por meio deste espaço apresentar aos internautas as curiosidades e peculiaridades do Seridó norteriograndense, dando-lhes dicas sobre a região. E o que há de melhor sobre o turismo potiguar e nacional.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Rio Grande do Norte e os encantos da Serra de Santana, cenário perfeito para a pratica do turismo

Pela 4º vez eu vou a Serra de Santana no intuito de pedalar para praticar o cicloturismo com meus amigos e colegas. Sem dúvidas está região é uma das mais bonitas e agradáveis com relação ao clima, para quem gosta de lugares frios a Serra de Santana – Rio Grande do Norte é uma boa pedida.
Mas, ela não é apenas propícia a está modalidade de turismo, lá se destaca pela sua peculiaridade, podendo ser praticado vários segmentos do turismo, por exemplo: turismo de aventura, ecoturismo, turismo rural, agroturismo e o cicloturismo, por sinal o último citado é um dos mais praticados pelos turistas que por ali passa.
O percurso de Tenente Laurentino à Lagoa Nova é um espetáculo a parte, tranquilo e ele se torna ideal par às pessoas que estão ingressando nesta modalidade do turismo. Como a areia da Serra é branca, esta peculiaridade torna o lugar mais bonito, nos passamos muito por casas de farinha de mandioca, uma renda tradicional do lugar. E como o clima na Serra é ameno, isto torna a viagem menos cansativa.
Ao chegar a Lagoa Nova o ponto para o descanso depois de 45 km pedalando é o Bar do Loro situa-se depois do Chalé dos Cajueiros, lá tem um almoço especial, com galinha caipira, feijão preto, arroz, macarrão, carne de porco, carne de gado e para quem gosta de fava é só adicionar ao prato.
Depois do almoço tem o descanso e as resenhas sobre a viagem e logo em seguida os preparativos para a volta e quem preferem volta no carro e não aguenta a volta, tendo em vista que o sol está de “mata”, e para os dispostos a volta pelo Vale Vulcânico até Currais Novos é muito boa, muita aventura e adrenalina para os mais corajosos. Digo isto por que a descida do Vale é muito pesada e há muitas pedras no meio do caminho e são uns 3 km de descidas, tendo trechos que a inclinação chega a mais ou menos 25 graus. Todo o percurso até chegar a Currais Novos é de 80 km.
Fica ai mais uma dica de viagem, eu discorri sobre o cicloturismo, mais você pode ir lá para conhecer o lugar ou praticar algum segmento do turismo que seja propício à região, podem ser os citados no inicio do artigo.
Vou lá, depois venho com mais dicas de lugares e roteiros bacanas a serem visitados no Rio Grande do Norte, visitem o RN, ele possui inúmeras maravilhas, conheça primeiro seu estado, para depois conhecer outros estados.






























Fotos: Júlio Dantas e Priscylla Belo