O turismo de aventura pode ser feito em vários equipamentos especializados capaz de dar suporte ao aventureiro, tais como, pára-quedismo, Asa delta, Bangui Japim, escalada, entre outros. Mas, no caso do turismo de aventura e o esporte que o envolve está modalidade é diferente, por que você pode fazer por responsabilidade própria, diferente dos outros antes citados que envolvem uma burocracia, como, assinatura de termo de responsabilidade.
O esporte citado é o ciclismo que no turismo ganha o nome de cicloturismo, caracterizado por viagens longas e geralmente em grupo e são feitas tanto em terra e no asfalto. Eu faço e recomendo a qualquer pessoa a fazer, claro que é preciso se preparar, comprar uma bike e treinar percorrendo pequenas distâncias no começo para, entre 5 e 7 km de início, depois a pessoa vai aumentando gradativamente e quando menos esperar você estará fazendo viagens de 25km.
Mas o verdadeiro foco deste artigo é mostra a viagem que fiz no primeiro final de semana de fevereiro de 2012, dia 05. Foi à melhor viagem que eu já fiz de bike, muito bem organizada pelo grupo que faço parte, Bike Ação – Currais Novos – RN. O percurso total de ida foi de 48 km até a casa dos avôs de Ueliton Júnior, integrante do grupo, ela nos recebeu muito bem. Saímos de Currais Novos ás 5 da manhã. Em todo percurso foram feitas muitas fotos, além da beleza do lugar que encantava aos olhos de quem gosta de aventura e contemplar a natureza. O grupo se dividiu, os que andavam mais rápido iam à frente e outros mais atrás, os que adiantavam sempre esperavam na frente para juntar o grupo e continuar a viagem, chegamos às 9 horas da manhã, tomamos café da manhã, ao meio dia almoçamos e às 3 horas da tarde saímos de lá com destino a Currais Novos – RN, a volta também foi muito boa, muitas fotos bonitas do grupo. Eu vou postar algumas fotos para vocês sentirem e verem do que estou falando realmente.
Quem quiser se juntar ao grupo sinta-se convidado em fazer parte do mesmo.
Fotos: Júlio Dantas e Cynthia Gomes de Azevedo