Rádio CN Agitos - A melhor rádio da net

Julio Dantas

Sou bacharel em turismo pela UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Venho por meio deste espaço apresentar aos internautas as curiosidades e peculiaridades do Seridó norteriograndense, dando-lhes dicas sobre a região. E o que há de melhor sobre o turismo potiguar e nacional.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Turismo Arqueológico No Seridó

  O município de Carnaúba dos Dantas localiza-se no sertão semi-árido nordestino, mais precisamente no Seridó ocidental e no que diz respeito à arqueologia é considerado um dos mais importantes do RN.
Extra oficialmente o número de sítios arqueológicos chega a mais de oitenta, entretanto registrados são sessenta e cinco, sendo que cinco foram registrados pelo Grupo em Estudos em Patrimônio e Arqueologia do Seridó GEPS.
     No que diz respeito as tradições, um município encontra-se dividido três: Agreste, Itaquatiara e Nordeste subtradição seridó, que é o estilo mais encontrado em Carnaúba dos Dantas.
A tradição Nordeste subtradição seridó apresenta cenas do cotidiano como danças, sexo, luta e caça, além de cenas cerimoniais e grafismos puros, ou seja, apenas o olhar de um arqueólogo sabe identificar determinados símbolos. A idade das pinturas é baseada de acordo com as da Serra da Capivara e escavações na Pedra do Alexandre, município de Carnaúba dos Dantas, cerca de 10.000 anos antes do presente.
No que diz respeito às pinturas, tanto da tradição Nordeste quanto a tradição Agreste de acordo com arqueólogos eram feitas a partir do tauá (oxido de ferro) misturada a sangue de animal e gordura vegetal.
     Os sítios arqueológicos de Carnaúba dos Dantas encontram-se na maioria em abrigos sob rocha geralmente localizados nas encostas ou meia encostas das serras, as pinturas tem entre três e dez centímetros. Os abrigos estão sempre voltados à face para os leitos dos rios.
Os sítios arqueológicos que mais se destacam são: complexo arqueológico Xique-Xique, Pedra do Alexandre e Fundões.
     O complexo arqueológico do Xique-Xique é composto por nove sítios, e a trilha existe a cerca de dez à doze mil anos e foi feita pelos índios que Habitavam a região, daí a razão de todo respeito.
Este local foi usado para registrar as inscrições, além de ter uma visão panorâmica da fauna e da flora da região. Ocorreu no período prestoceno ao oloceno á aproximadamente 10000 anos, que é o período das pinturas.
     O Xique-XiqueI foi descoberto em 1924, descoberto entre aspas, já que caçadores tinham conhecimento. Foi descoberto pelo famoso José de Azevedo Dantas, ícone no Rio Grande do Norte, precisamente do Seridó,considerado por Gabriela Martin como arqueólogo natural, já que registrou além do município de Carnaúba, os municípios de Parelhas, Acari, Cerro Corá, e alguns municípios da Paraíba.
Além de cenas de enormes embarcações que se supõe que durante esse período os rios eram perenes, além da riqueza encontrada na fauna e na flora retratada nas pinturas como veados, onças, e até tucanos encontrados nos sítios arqueológicos do município.Eram povos caçadores e coletores, assim como na tradição Agreste eram nômades.
      A pedra do Alexandre alem de possuir inscrições rupestres, destaca-se por ser o cemitério mais antigo do Rio Grande do Norte juntamente com o mirador no município de Parelhas, ambos tem 9400 anos antes do presente, idade em que os esqueletos foram encontrados nessa localidade.
Na década de 90, a espanhola Gabriela Martin e sua equipe escavaram apenas um terço da Pedra do Alexandre e encontraram 28 esqueletos, que hoje se encontram no núcleo de estudos de Pernambuco.
Nos Fundões foram encontrados desde de fósseis de animais pré-históricos até gravurasda tradição Itaquatiara, sub-tradição Ingá, que vem da língua Tupi-Guarani, que significa pedra gravada. De acordo com arqueólogos teriam sido os mesmos povos que fizeram a tradição agreste de acordo as semelhanças geométricas entre as pinturas e as gravuras.Quanto a idade vai de 2000 a 6000 anos antes do presente, baseando-se nas Itaquatiaras da Pedra do Ingá.
Nos municípios de Acari, Caicó, Cerro-Corá e Currais novos também são encontradas inscrições rupestres, sendo que em menor número do que em Carnaúba dos Dantas e Parelhas.
   Todos esses aspectos vêm atraindo a cada ano um maior número de turistas, tanto domésticos como estrangeiros para nossa região. A implantação do roteiro seridó contribuiu bastante para esse crescimento, pois além de ter sido feito um levantamento mais detalhado das nossas potencialidades possibilita a comercialização das mesmas.


Autor: José da Paz Dantas
Fonte: http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_3561/artigo_sobre_turismo_arqueologico_no_serido

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Forro Novos 2011, grande festival de quadrilhas do interior do estado

Vem ai mais uma edição do já consagrado Festival de quadrilhas do interior do estado, Forro Novos em Currais Novos – RN. Há 16 anos traz muita alegria, apresentações tradicionais, comidas típicas e apresentações de quadrilhas juninas, estilizadas e tradicionais vinda de todas as regiões do estado, afinal o Forro Novos é um dos mais disputados dentre os festivais existentes no estado, também tem é conhecido nos estados vizinhos.
Entre os dias 14 e 18 de junho o festival de quadrilhas contará também com outras atrações, as bandas de forró será mais um espetáculo a parte neste belo festival.
Abaixo segue a programação com as bandas de forró que se apresentarão no festival:

14/06 Terça-feira:
Forró do Bom e Forró um Sonho a Mais

15/06 quarta-feira
Saia Rodada e Forrozão Bate Coxa

16/06 quinta-feira
Solteirões do Forró e Antônio Macedo e Banda

17/06 sexta-feira
Mulher Chorona e Ariaxé

18/06 sábado
Ferro na Boneca e Chico Feitoza & Os Autênticos do Forró

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Parelhas cidade bonita e aconchegante




A cidade de Parelhas é uma ótima dica para se fazer uma visita com a família e amigos.  Parelhas faz parte da região Seridó. Como todas as cidades do Seridó há uma bela igreja no estilo artístico Rococó, estilo este derivado de outro estilo vindo da Europa, o Barroco. A igreja é dedicada a São Sebastião, tendo os seus festejos entre os dias 10 a 20 de janeiro atraindo milhares de fieis e visitantes.
Outro evento importante na cidade é o encontro dos caminhoneiros que ocorre no mês de novembro, segundo SEBRAE é realizada há 25 anos é o segundo maior evento social da cidade que atrai pessoas de todas as regiões do País, com três dias de festas, corrida de jegues, gincana automobilística de caminhões e festas dançantes no clube Acampar.
No município tem um açude conhecido em toda região pelo seu tamanho, o Boqueirão, sua sangria é uma das mais aguardadas no tempo das chuvas, assim atraindo milhares de pessoas para vislumbrarem a sua beleza natural e artificial.
Este final de semana estive na cidade de Parelhas tendo o prazer de presenciar toda esta beleza acima citado, antes de chegar ao açude a vários bares que fica entre uns paredões que tem uma comporta jorrando água, no qual, esta água passa entre os bares.
Aqui fica minha dica de viagem, aproveitem e boa viagem, conheçam o Seridó.